quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Por onde começar?











A Bíblia é uma biblioteca composta de 73 livros, escritos em épocas distantes e de situações muito distintas. Imagine você chegando a uma grande estante de livros e pegar para ler o primeiro da prateleira. Essa leitura pode não dar certo. Da mesma forma, pode acontecer com quem começa a ler a Bíblia do livro do Gênesis. Em geral não passa do quinto livro. Desanima, não retorna mais e ainda diz que é impossível, que não dá para entender a Bíblia. É uma regra de ouro: a Bíblia se explica por si mesma. Por isso, um plano de leitura é muito importante e necessário. No início há muita coisa que a gente não entende, o que é natural. Não pare, vá em frente. À medida em que você for lendo, as coisas vão se esclarecendo umas às outras. Segue abaixo a proposta de um método de leitura para você conhecer a Bíblia através dela mesma, com breve explicação da ordem e da lógica do método proposto a partir do Novo Testamento:
1º) Primeira Carta de João: ela dará a você a certeza da salvação e o fará saber que Deus o amou e o escolheu. Uma escolha gratuita, amorosa, sem merecimento! É a mais linda realidade da vida.
2º) O Evangelho de João: “Para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e para que crendo tenhais a vida em seu nome” (Jo 20,31). Apresenta ensinamentos, milagres e fatos da vida de Jesus para que não fique dúvidas quanto à sua identidade: Ele é o Cristo, o Messias esperado, o enviado do Pai.
3º) O Evangelho de Marcos: Apresenta uma visão global de toda a vida de Jesus.
4º) As pequenas Cartas de Paulo: Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossensses, 1ª e 2ª Carta aos Tessalonicenses, 1ª e 2ª Carta a Timóteo, Tito e Filêmon. São Cartas que Paulo enviou às comunidades que ele mesmo iniciou e consolidou. Estando distante destas comunidades, ele complementa o seu trabalho através dessas Cartas. Devem mesmo ser lidas como cartas, com começo (introdução/saudação), meio e fim (despedida).
5º) O Evangelho de Lucas: Você já leu o Evangelho de João, mais teológico, o de Marcos, com uma narrativa mais viva e mais rápida, e agora vai ler o de Lucas, que apresenta narrativas mais detalhadas dos eventos que precederam o nascimento de Jesus e sua infância.
6º) Os Atos dos Apóstolos: É a continuação natural do Evangelho de Lucas, narrando a poderosa ação do Espírito Santo na vida dos apóstolos após a subida de Jesus ao céu, levando-os a dar início à Igreja de Jesus. Revela as ações e os prodígios realizados por homens e mulheres muito simples mas cheios do Espírito Santo.
7º) A Carta de Paulo aos Romanos: É a carta mais rica em ensinamentos doutrinários. Apresenta um vibrante ensinamento sobre a salvação gratuita que nos é dada mediante a fé.
8º) Os demais livros do Novo Testamento: O Evangelho de Mateus, a 1ª e 2ª Carta aos Coríntios, Hebreus, a Carta de Tiago, as 1ª e 2ª Carta de Pedro, a 3ª Carta de João e a Carta de Judas. Por fim, o Apocalipse de São João, o livro da revelação. Tire da cabeça que esse é um livro complicado e difícil de se entender.
9º) Os livros do Antigo Testamento: Tendo lido todos os livros do Novo Testamento, o leitor já terá uma boa base para poder ler e entender o Antigo Testamento. Convém serem lidos em ordem cronológica, das origens até a vinda de Cristo, tal como sugere o quadro abaixo:

ORDEM DE LIVROS PROPOSTA PARA
A LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
 

1 Novo Testamento

1. João (1ª e 2ª carta)
2. João (Evangelho)
3. Marcos (Evangelho)
4. Gálatas
5. Efésios
6. Filipenses
7. Colossensses
8. Tessalonicensses (1ª e 2ª carta)
9. Timóteo (1ª e 2ª carta)
10. Tito
11. Filêmon
12. São Lucas (Evangelho)
13. Atos dos Apóstolos
14. Carta aos Romanos
15. Mateus (Evangelho)
16. Coríntios (1ª e 2ª carta)
17. Hebreus
18. Tiago
19. Pedro (1ª e 2ª carta)
20. João (3ª carta)
21. Judas
22. Apocalipse

Das origens à Época dos Reis

23. Gênesis
24. Êxodo
25. Números (pule Deuteronômio e Levítico).
26. Josué
27. Juízes
28. Samuel (1º e 2º livro)
29. Reis (1º e 2º livro)

Os Profetas mais Antigos (datas antes de Cristo)

26. Amós (760)
27. Oséias (750)
28. Isaías: capítulos 1 ao 39 (740)
29. Miquéias (725)
30. Naum (625)
31. Sofonias (625)
32. Habacuc (605)
33. Jeremias (600)

No tempo do exílio

34. Lamentações
35. Ezequiel (580)
36. Abdias
37. Isaías: do capítulo 40 ao 55

Após o Exílio

38. Crônicas: saltando as genealogias de 1 a 9 (1º livro)
39. Crônicas (2º livro)
40. Esdras
41. Neemias
42. Ageu (520)
43. Zacarias (520)
44. Isaías: do capítulo 56 ao 66
45. Malaquias (440)
46. Joel
47. Jonas
48. Rute
49. Tobias
50. Judite
51. Ester
52. Eclesiástico
53. Cântico dos Cânticos
54. Jó
55. Eclesiastes
56. Macabeus (1º e 2º livro)
57. Baruc
58. Daniel
59. Sabedoria
60. Provérbios

Leis e Tradições Judaicas

61. Levítico
62. Deuteronômio

Os Salmos

Os Salmos devem ser lidos e trabalhados a qualquer tempo, independente de uma ordem. Leia sempre um Salmo. Faça o seu diário sobre ele sem receio de estar interrompendo a sequência. Salmo é como fruta: a gente come a qualquer hora, independentemente das refeições. E sempre faz bem.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014


Somos Templo do Espírito Santo
exto: "Não sabei vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós é santo" (1 Co 3.16, 17).

Introdução: Nós fomos criados a imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26). Somos feitura sua, criados para o louvor da sua glória. Deus colocou em nós o fôlego de vida e fomos criados para sermos sua habitação. Ele fez tudo isso para vir morar dentro de nós. Portanto, nosso corpo deve refletir a santidade d'Ele. Para isso acontecer temos que cuidar de nosso corpo com zelo.
 
Vejamos as posturas que precisamos ter:

1 - Ter cuidado com nossas atitudes 
a - Com o que vemos - "A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz" (Mt 6.22)
O nosso olhos são a porta de entrada da nossa alma, eles fotografam as imagens e guardam na mente. Precisamos vigiar para que o nosso adversário não nos pegue nessa área, pois como nova criatura, temos a mente de Cristo e ela poderá ser contaminada se não andarmos em vigilância. "..., nós temos a mente de Cristo" (1 Co 2.16)
b - Com o que ouvimos - Podemos ter a alma contaminada através da audição. Vigilância e selecionar ao que submetemos os nossos ouvidos, é necessário - "a fé vem pelo ouvir..." (Rm 10.17)
c - Com o que falamos - Nossas palavras devem ser equilibradas e conduzidas pelo Espírito Santo, para que sejam edificadoras para quem as ouve - "A nossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um" (Cl 4.6)
d - Com o que fazemos - Nossas atitudes revelam quem somos - "Sabei isto, meus amados irmãos, mas todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Pelo que, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos" (Tg 1.19-22)

2 - Cuidar da estética corporal
Se somos templo de Deus, precisamos cuidar da saúde do corpo.
a - Na aparência - A nossa aparência reflete como estamos interiormente, isto é, a saúde da alma. Se andamos relaxadamente, de qualquer jeito, estamos desprezando o que Deus criou de uma maneira muito linda. Portanto, o nosso vestir deve ser nobre, decente, discreto, isento de sedução. Não é preciso viver comprando roupas para mostrar que se veste bem, mas saber vestir o que tem, com elegância, combinando as peças e estar sempre limpas e cuidadas. Também precisamos fugir da aparência do mal, não usando roupas que despertem a sensualidade, cuidando para que o outro não peque (lascívia)
b - Na higiene corporal - Cuidar da higiene do corpo, tomando banho diariamente, manter os cabelos limpos e tratados, escovar sistematicamente os dentes evitando assim o mal hálito. São hábitos externos que demonstram zelo pelo Templo de Deus e também um excelente testemunho como cristão.
c - No combate a obesidade - Precisamos entender que todo peso acima do proporcional ao nosso biotipo nos causa desconforto, cansaço, aumento da pressão arterial e aceleração cardíaca, o que pode acarretar partida para eternidade fora do tempo. É necessário recuperar a auto-estima, vencer os complexos, os traumas, para que o nosso corpo reflita a glória de Deus. Vejamos o que o Ap. Paulo escreveu em 1 Ts 5.23: "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo".

3 - Ser exemplo em tudo
Como filhos de Deus devemos espelhar a sua glória, sendo Seus imitadores. - "Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave" (Ef 5.1, 2).
Fugir das obras da carne (Gl 5.19-21).

4 - Ser santos
"Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo" (1 Pe 1.15, 16).
a - Com unidade de Espírito - (Ef 1.3, 4)
b - Em todo o nosso viver (1 Pe 1.15, 16)
c - Tendo os nossos corpos em sacrifício (Rm 12.1)
d - Tendo o Fruto do Espírito (Gl 5.22)

Conclusão: Somos filhos de Deus e precisamos refletir a Sua glória, não só em palavras, mas em atitudes que revelem o Deus que está em nós. Sejamos referencial de santidade a cada dia, sendo zelosos no que fazemos, no que falamos ou pensamos, buscando a santidade em amor, sendo exemplos em tudo, para glória de Deus.



Paul Muhaamed 

                                              HÁ MORTE NA PANELA  “Depois Eliseu voltou para Gilgal. Nesse tempo a fome assolava a região. ...