Deus é poderoso e Ele pode fazer tudo, mas Ele não quer fazê-lo sozinho. Ele escolheu nos escolheu para ser Seus parceiros e fazer com que Seus sonhos se realizem. E a intercessão é uma das ferramentas que Deus usa pra que isso aconteça!
Ezequiel 22:30 e 31– E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei. Por isso eu derramei sobre eles a minha indignação; com o fogo do meu furor os consumi; fiz que o seu caminho recaísse sobre a sua cabeça, diz o Senhor DEUS.
Quando Deus tem um sonho, Ele procura alguém para trazê-lo à existência. Mas o que acontece se não há pessoas para entrarem na brecha e interceder pelo povo? O juízo determinado acontece: a Zona Sul merece ser destruída!! Por quê? Porque há prostituição, há incredulidade, há injustiça, etc. Deus procura uma Igreja que intercede e entre na brecha para que as coisas mudem.
Intercessão em hebraico é “paga” e vem da raiz de uma palavra que significa “colidir pela violência”. Também significa: importunação, vir ao encontro, estar entre, suplicar, pleitear. Interceder é colocar-se no lugar de outro e pleitear a sua causa como se fora sua própria; é estar entre Deus e os homens, a favor destes, tomando seu lugar e sentindo sua necessidade de tal maneira que luta em oração até ver a vitória na vida daquele por quem intercede. Intercessão é dar à luz no reino do espírito às promessas e propósitos de Deus. É uma oração para que a vontade de Deus seja feita na vida de outros; é descobrir o que está no coração de Deus e orar para que isso se manifeste.
Intercessão é movimento, intercessão é ação! É nossa responsabilidade interceder. Você só é salvo porque alguém intercedeu por você, alguém entrou na brecha por você!
Alguns pensam que interceder é algo que só os intercessores devem fazer. O ministério de intercessão de uma igreja é muito importante, mas é muito mais importante que a igreja seja uma igreja intercessora. Orar é dever de todos! Deus procura pessoas que queiram ser intercessores.
Interceder é ver a necessidade da intervenção de Deus nas mais diversas situações. É captar a mente de Cristo de modo a ver as circunstâncias como Cristo as vê, unindo-se a Ele em súplica para que Deus se mova e cumpra Sua vontade e propósito divinos nas vidas e nações.
Todas as promessas dadas precisam ser ativadas na minha e na sua vida por meio da intercessão. Ser crente é mutio diferente de ser frouxo porque crente é conquistador, rompe limites, não tem medo de leão, não tem medo de cara feia. Ele olha para o problema e sabe que este o ajudará de alguma maneira, seja para que fique mais forte, mais inteligente, que seja, mas ele sabe que as promessas e vontade de Deus se cumprirão na vida dele.
Jesus, nosso modelo!
Talvez você não sabia disso, mas tem um baita intercessor que intercede por você dia e noite! Seu nome é Jesus! O que será que Ele está orando? Quer uma dica? Leia João 17.
Hebreus 7:25 – Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
Espírito Santo, nosso auxílio!
Sabe por que às vezes você está lá na sua casa intercedendo pelo João e de repente você começa a fluir em línguas ou a urrar? Porque o Espírito Santo toma o lugar e ajuda você na intercessão! “Mas, apóstolo, e se eu não falo em línguas?”. Ah, irmão, então receba o dom porque no Reino você pode receber tudo, não se conforme se todos eles não se manifestarem em você!
Romanos 8:26 e 27 – E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
Intercessão é encontro com Deus e reconhecimento do inimigo.
O intercessor se coloca face-a-face com Deus e face-a-face com Satanás. Quanto mais você intercede, mais verá a cara do inimigo e como ela é feia. Você não se enganará quando vir o diabo mascarado com vestes bonitas, verá os chifrinhos escondidos e então haverá guerra! Mas glória a Deus porque quanto mais você combate, mais se transforma num guerreiro firme que não tem medo da batalha. Quando vem a guerra, você está de prontidão, arregaça as mangas e vai à luta. Por quê? Porque você já sabe que Satanás está derrotado.
Acorde, Igreja! Enquanto o Diabo está escondido em sua vida ele está em vitória, mas quando você o encontrar e o resistir, ele vai “endemoniar”, o espírito de medo vai tomá-lo e ele vai fugir!
Hebreus 2:12 a 14 – Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação. E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu. E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo.
É esquisito mas está escrito na Palavra que o diabo, o nosso adversário, já foi destruído, vencido, aniquilado na cruz do Calvário. Mas se ele já foi vencido então porque ele continua agindo?! Porque a nossa paralisia e pecado dão força para o diabo.
O reino do espírito é fortalecido pelo reino terreno, por isso a guerra é real!
1 Pedro 5:8 a 10 – Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
Pare de se achar o coitadinho pois nenhum lavado pelo sangue de Jesus é coitadinho! Deus é o Deus de TODA graça e em Cristo Jesus Ele nos chamou; e Ele mesmo nos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá!!
E o que precisamos fazer? Ser sóbrios e vigiar porque existe oposição espiritual.
Efésios 6:12 – Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Intercessão vai revelar pra você a face de Deus, sua verdade e sonhos. Intercessão vai arrancar de você a indiferença e vai ativar em você os céus, fará de você um adorador e guerreiro! Ainda que o diabo coloque uma pedra no seu caminho que o faz tropeçar e machucar seu pé, você conhece a verdade de Deus e não dará lugar ao diabo. Mas quando você não intercede você abre brecha para ressentimentos, calúnias, desânimo, ira, culpa, frustração, amargura, incredulidade, etc.
É com fé que você apaga os dados inflamados do inferno! Não existe intercessão sem guerra. Interceder é ter uma revelação mais profunda de Deus e Sua vontade. É também reconhecer o inimigo, se você não o faz ele age sorrateiramente e rouba os princípios de Deus do seu coração.
Lucas 8:11 e 12 – Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus; e os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo.
A arma que nos dá vitória nesse mundo é a fé. Interceda para que sua fé continue firme!
O diabo é ladrão, ele arranca as coisas de Deus. Ele também é importuno, ele invade as nossas vidas, coloca seus sentimentos no coração do homem.
João 13:2 – E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse.
Alguns textos sobre guerra:
Efésios 4:27 – Não deis lugar ao diabo.
Efésios 6:11 – Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
1 Pedro 5:8 – Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
Motivos para intercessão:
Oposição espiritual aos filhos nesses dias: complexo de inferioridade, dores/enfermidades, insegurança, isolamento, medo, pesadelos, rebeldia, rejeição.
Oposição espiritual à família nesses dias: destruição da amizade, decepção, discórdia, falta de entendimento, frieza, individualismo, ira, mau humor, traição.
Lembre-se!
Tiago 4:7 – Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
LOUVADO SEJA DEUS PELA SUA PALAVRA .
AMÉM
PAUL IDNI