quarta-feira, 30 de agosto de 2017


                                     SEJA GRATO A DEUS POR TUDO 


Dai graças em toda e qualquer circunstância, porquanto essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 1 Tessalonicenses 5


"E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia;
E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe;
E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.
E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.
E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;
E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.
E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?
Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?
E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou." Lucas 17:11-19
Deus tem colocado um sentimento em meu coração de GRATIDÃO, sentimento que de certa forma me constrange por inteira, quando penso nas suas misericórdias, no seu perdão, nos seus cuidados com a minha vida e com a vida dos meus amados, posso ter uma breve idéia do significado da imerecida graça que Ele tem para conosco.
Vivemos na correria do dia a dia, trabalhando, estudando, cuidando das nossas coisas e muitas vezes acabamos deixando essa correria tirar de nós a gratidão de tudo aquilo que Deus ja fez e fará por nós.

Você tem sido grato a Deus por tudo o que ele tem feito?

A palavra de Deus diz: “Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido” (Filipenses 4.6).

Deus nos convida a testemunhar sua bondade e amor através de um coração grato que reconhece que tudo o que somos  e o que temos vem dEle  e que sem Ele nada somos nada temos, a podemos fazer. 
O nosso Deus é o criador de todas as coisas, pois pela sua voz todas as coisas passaram a existir, Ele é o dono do ouro e da prata e nada pode fugir á sua Soberania.

NÃO SE PREOCUPE COM NADA.

Deus sabe das suas lutas e tudo aquilo o quanto você tem passado e enfrentado.

 Ele tem visto você... Tem olhado para você e esta dizendo.... NÃO SE PREOCUPE... eu sou o Teu Deus que sei das suas necessidades, desejos e anseios e sonhos.
Desafio você a transformar sua oração de petição e súplica por uma oração de gratidão a Deus e exaltação ao Senhor. Você consegue orar sem pedir nada, apenas agradecer?


Ore a Deus a cada manhã agradecendo por tudo o que Ele tem feito em sua vida.

A cada manhã o Sol nasce sem que você precise pedir,...
Você pode respirar, Você pode Andar, Pular, Cantar, Clamar, Abraçar, você pode Comer, além disto você pode escolher o que você quer comer,e sua digestão funciona perfeitamente, pois Deus te fez perfeito e os órgão do seu corpo funcionam perfeitamente, sem precisar de nenhum aparelho ou medicamento, você pode se comunicar, falar e ouvir perfeitamente, sem precisar de aparelho auditivo, você enxerga o nascer e o por do sol, e conhece as feições dos seus filhos e netos e muitas vezes se reconhece neles. Você pode Louvar, você pode levantar as suas mãos em louvor e adoração à Deus, você pode tocar no rosto do seu companheiro, sua companheira que Deus te deu, você pode escolher se dois ou rês cobertores são suficientes para te aquecer nas noites de inverno, você poe planejar conhecer aquele lugar que você achou bonito em uma fotografia, pegar sua família e ir até, você pode olhar no espelho e dizer: EU SOU OBRA PERFEITA DE DEUS E COMO EU NINGUÉM MAIS EXISTE, SOU SEU FILHO AMADO, QUE ELE JAMAIS DEIXARÁ DE AMAR, ELE JAMAIS DESISTIRÁ DE MIM.

Peça a Deus para que Ele coloque em você um coração grato a Ele.

E ainda que você não diga que sua vida não esta assim tão boa para agradecer, reavalie e veja... O MAIOR MOTIVO PARA AGRADECER.

VOCÊ ESTA VIVO!!!!

Enquanto você esta vivo há PLANO DE DEUS PARA SUA VIDA.

Precisamos ver a nossa vida com a perspectiva de Deus, com os Olhos de Deus e não com os olhos da carne... Peça a Deus que ele coloque em seu coração o desejo e a vontade dEle para sua vida....


Veja o que Deus nos diz a respeito de nossas preocupações em Mateus 6:25-33

"Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?

Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?

Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?

"Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.

Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.

Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?

Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’

Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. 

O próprio Deus nos revela o segredo:

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Lucas 12:31


Precisamos ser gratos por aquilo que Deus ja nos deu e sabermos que é Ele quem cuida de nós.

Deus ama você, preocupa-se com aquilo que você precisa. Luta e peleja em favor de um filho seu.


Deus pediu que Buscássemos primeiro a Ele, seu Reino e Sua Justiça que as demais coisas nos seriam acrescentadas.

O mundo quer que você preocupe-se com as coisas desta vida justamente para você se esquecer das coisas de Deus.

As pessoas dizem: Primeiro vou arrumar minha vida, ganhar dinheiro, trabalhar, estudar e depois eu vou na igreja, depois eu oro, depois eu busco a Deus. Quando deveria ser exatamente o contrário. Somente quando Jesus for o centro da sua vida as demais coisas estarão no seu devido lugar.

NÃO É VOCÊ QUEM ARRUMA E PROSPERA SUA VIDA, É DEUS.

Somente Deus pode mudar sua vida, somente Deus pode transformar sua vida. Mudar a sua sorte, mudar as suas vestes, retirar tuas vestes de cinzas e te colocar vestes de alegria.

Pare de correr atrás do vento... O mundo sempre irá criar uma nova meta para você atingir, nunca você alcançara as coisas do mundo, pois sempre terá uma nova saindo....e uma nova, e aquilo que você conquistou com tanto esforço já se tronou obsoleto, e quando você se der por conta, você se tornou um eterno insatisfeito e frustado e aborrecido e infeliz, e é isso que o inimigo quer: ROUBAR TUA ALEGRIA!

O Sistema do mundo cria metas para que você nunca alcance, e mesmo que você tenha todo o dinheiro do mundo, você não podera ter tudo, pois o TUDO se resume em SER FELIZ, e o segredo da felicidade não esta em ter coisas, MAS EM TER JESUS..

Jesus é o segredo da felicidade.

Somente quando você for grato por aquilo que você tem, você fará a vontade de Deus em sua vida.

Somente quando você entender que a salvação que  Cristo te oferta é o bem mais valioso que o ser humano pode conquistar, você viverá a plenitude da alegria de pertencer a Jesus, então será feliz! E será capaz de espalhar de contagiar a tua felicidade aos que te rodeiam.

Somente sendo grato e estando satisfeito com o que você tem, com quem você é, você despertará aos que te rodeiam a vontade de conhecer o  Deus que você serve. Agradeça a Deus pela vida dos teus irmãos, é por causa deles que você faz parte do Corpo de Cristo, agradeça pelas pessoas que são usadas para te abençoar, que te dão oportunidade de crescer, de trabalhar, de aprender, agradeça pelo tempo que você passou naquele lugar de trabalho, agradeça as pessoas que te deram a oportunidade, deixe a porta aberta, não se relacione com as pessoas apenas por interesse, se te convém, lembre-se daqueles que fizeram parte da tua história num momento difícil  importante da sua vida e que hoje em dia você não tem mais noticias, um coração grato ele tem memória porque sabe que toda boa dádiva vem de Deus.

Tudo o que você precisa Ele pode te dar.

Mas você só terá o que precisa quando entender que deve buscar a Deus em primeiro lugar.

Devemos almejar coisas novas, novos alvos, metas e objetivos, conquistas e etc.. Mas nunca devemos deixar que isso se sobreponha sobre a importância de Cristo.

Amados, peça hoje a Deus que coloque em seu coração GRATIDÃO.

Reorganize sua vida.. Reorganize as PRIORIDADES da sua vida.

1º Deus.

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. 
Mateus 6:24

Obrigado meu Deus, Meu El Shaddai, tu estás comigo, Tu és o Deus da minha provisão, Eu te louvo pela tua promessa, que o meu Deus segundo as suas riquezas em glória, suprirá cada uma das minhas necessidades em Cristo Jesus. Agradeço ao Senhor pela oportunidade de conhecer a tua palavra. Agradeço Pai por viver em um país que permite a pregação do teu evangelho, Agradeço por que o Senhor me alcançou e tem trazido entendimento da sua palavra a minha vida.
Pai me perdoa por me preocupar tanto comigo mesmo e deixar a obra que o Senhor tem pra minha vida de lado.
Pai, me perdoa pelas desculpas que eu dou para postergar meu ministério.
Deus colcoa em mim um coração grato ao Senhor e me faz a cada dia caminhar no propósito que o Senhor tem para mim.
Jesus, renovo minha aliança com o Senhor, te aceito e te recebo como o Centro da minha vida.
 Agradeço pelo maior presente que o Senhor me dá. A SALVAÇÃO. Em nome de Jesus Amém. 

LOUVADO SEJA DEUS 

PAUL IDNI 

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

             O Inferno não foi feito para você....


Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Mateus 25: 41


Tema polêmico é o inferno. Há pessoas que simplesmente o recusam terminantemente, não o aceitam, sejam quais forem as explicações dadas. Pois alguns deles argumentam: Se Deus é amor; então como pode um Deus de amor criar um inferno de tormento para os seus filhos?

Ainda ontem eu ouvi essa pergunta de alguém que eu estava evangelizando. Mas é verdade que Deus criou o inferno para os seus filhos? Porque existe esse lugar? O que a Bíblia fala sobre esse lugar terrível?

Deus não criou o inferno para os seus filhos – O texto que citei no início fala bem claro que Deus criou o inferno para o “diabo e seus anjos”, e não para colocar o ser humano lá.

Satanás e todos os seguidores da sua rebelião contra Deus e contra as hostes celestiais, esses sim são os verdadeiros candidatos ao inferno. Pois no princípio Satanás era um anjo de luz, um querubim ungido e andava passeando sobre as pedras de fogo (Ezequiel 28.14). Mas um belo dia, que a Bíblia não descreve com muita clareza, esse anjo se revoltou e quis assumir a posição que só a Deus pertence (Isaías 14.13) e nesse dia ele foi destituído do seu cargo, da sua glória e o seu lugar não mais se achou no céu (Apocalipse 12.8). Com a expulsão dele dos céus, acredita-se que Deus então tenha criado o INFERNO, esse lugar de tormento e de juízo para condená-lo e o sentenciar por toda a eternidade.



·         Porque então o ser humano vai para o inferno? Por que ele na sua teimosia e rebeldia contra o seu Criador, acaba seguindo o mesmo caminho do diabo e seus anjos – A DESOBEDIÊNCIA DELIBERADA E ABERTA CONTRA O SEU CRIADOR.

Deus oferece todas as oportunidades para o ser humano escapar desse lugar horroroso e apavorante, mas infelizmente o homem diz um NÃO às ofertas do amoroso pai celestial. Preferindo viver uma vida de pecado, rebeldia, feitiçaria, prostituição, etc. a obedecer e amar ao Deus Todo-Poderoso.

Agindo assim, não resta alternativa a Deus, senão enviá-lo ao mesmo lugar de punição dos demônios (pais de toda insubordinação e rebeldia). Olhando por este prisma, chegamos à conclusão de que, Deus na verdade não envia ninguém ao inferno, somos nós que nesta vida preferimos escolher IR PARA O INFERNO A IR PARA O CÉU.



·         O que a Bíblia fala sobre o inferno? Bem, a Bíblia é enfática desde Gênesis a Apocalipse acerca da realidade e da terribilidade do inferno, senão vejamos:

.Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno? Mateus 23.33.

. Porque se Deus não poupou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias de escuridão, ficando reservados para o juízo (2 Pe 2.4).

. Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus. (Salmos 9.17)

. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós. Mateus 23: 15

E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga, Marcos 9:43

E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. Lucas 16:23

E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Mateus 10.28.



·         É possível se livrar do inferno? Como? Sim é perfeitamente possível se livrar desse lugar horroroso e apavorante, pois para isso Deus enviou o seu filho (JESUS) para morrer em nosso lugar e pagar a dívida eterna que tínhamos com ele e assim, termos a oportunidade e o prazer de livres do inferno, sermos recebidos por ele nas mansões celestiais.

Como fazer isso? Aceite a Cristo hoje e ele te perdoará todos os pecados e o seu lugar no céu estará garantido; a você meu querido irmão que anda coxeando em dois pensamentos, lhe digo: Arrependa-se de seus pecados e peça o perdão que foi garantido lá na cruz, que com certeza entraremos juntos pelos portais da eternidade entoando louvores àquele que está ASSENTADO SOBRE O TRONO. Aleluia!

. E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Atos 2.21).

. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Lucas 19:10.

E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? Atos 16.30

. E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16:31

. Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. 1 Coríntios 1:21

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5:24

Paul Idni

Louvado seja Deus

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

     

     A mentira é uma porta para 
                                                o inferno trabalhar em sua vida.


Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.   Apocalipse 22 1

"E disse Abraão: Porque eu dizia comigo: Certamente não há temor de Deus neste lugar, e eles me matarão por amor da minha mulher. E, na verdade, é ela também minha irmã, filha de meu pai, mas não filha da minha mãe; e veio a ser minha mulher. E aconteceu que, fazendo-me Deus sair errante da casa de meu pai, eu lhe disse: Seja esta a graça que me farás em todo o lugar aonde viermos: dize de mim: É meu irmão.  Gênesis 20:11-13."

Neste versículo encontramos uma segunda mentira de Abraão quanto a sua esposa Sara. Na segunda mentira de Abraão quanto a negação de Sara como esposa, podemos compreender que tanto a mentira para Faraó rei do Egito e a Abimeleque rei de Gerar, ambas intenções giravam em duas posições: 1ª - Temor de Deus, para dar a conhecer o temor de Deus para aqueles povos porque eram povos pagãos, a 2ª - O Medo, endo esta segunda posição uma fraqueza humana. Mas podemos ainda compreender nos versos acima do capitulo 20 em que na verdade a sua esposa Sara era mesmo sua irmã, mas apenas era irmã de pai e de mães diferentes.

Quando lemos o capitulo 20 de Gênesis completo, compreendemos que Depois Deus manifesta-se para ao rei  Abimeleque despertando-lhe o interesse de conhecer que Abraão era temente a Deus e que o mesmo deus estava sempre em sua vida.

"E, perguntando-lhe os varões daquele lugar acerca de sua mulher, disse: É minha irmã; porque temia dizer: É minha mulher; para que porventura ( dizia ele ) me não matem os varões daquele lugar por amor de Rebeca; porque era formosa à vista.Gênesis 26:7

Por incrível que pareça, ambos, isto é, o Abraão e Isaque, mentiram para o mesmo rei. Mas conforme fizemos referencia nos parágrafos acima, a situação de Isaque aqui já é diferente de seu Pai, apesar de Isaque ter sido primo de Rebeca, a situação é meramente diferente, e, independentemente de Abraão ter tido um sentimento de medo, ainda assim preocupou-se em mostrar o temor de Deus ao rei e ao povo, mas quando vimos a situação de Isaque, podemos compreender que ele deixou-se levar mais pela emoção de sentimento de medo e não querer perder a mulher por causa beleza, mas que ainda assim nos versos abaixo quando o rei Abimeleque vê os dois juntos, isto é, Isaque e Rebeca, ao ter sido perguntado pelo mesmo rei, ele responde no verso 8 e 9 " E aconteceu que, como ele esteve ali muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhou por uma janela e viu, e eis que Isaque estava brincando com Rebeca, sua mulher.  Então, chamou Abimeleque a Isaque e disse: Eis que, na verdade, é tua mulher; como, pois, disseste: É minha irmã? E disse-lhe Isaque: Porque eu dizia: Para que eu porventura não morra por causa dela.

Mas será que Isaque esqueceu-se que Deus é que havia dado a esposa pra ele? podemos também nota um certo orgulho por parte de Isaque, isso para alem do medo.

Podemos então concluir que a mentira de Abraão registada na bíblia referente a Faraó e ao rei Abimeleque, não foi por simplesmente por medo, mas para testificar a presença de Deus na sua vida e preocupado para dar a conhecer nesses povos pagãos o temor de Deus em suas vidas. Mas endo em conta o medo, por nenhum momento ele deixou-se levar totalmente por este sentimento, mas preocupado sempre em mostrar o temor de Deus. Sendo assim, nós hoje e em diante, apesar das nossas fraquezas humanas, nunca, mas nunca podemos deixar que eles nos vençam ao ponto de não querermos mostrar o temor de Deus naqueles que não conhecem o seu amor por nós. 

Por isso que Paulo na sua carta aos Filipenses ele escreve: " Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.Filipenses 4:8.

Não estou querendo dizer que devemos mentir quando e como quisermos, mas que em tudo que façamos, devemos sempre antes pensar em Deus para que possivelmente podemos evitar pecados a espreita. porque quando pensamos em dar louvor a Deus em tudo que fizemos, as coisas surgem naturalmente da parte do Senhor Deus.


Que a graça do Senho Jesus, o poder do espirito Santo e o amor do Pai seja para para ti que lês esta postagem. 


Paul Idni 

Louvado seja Deus 

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

                      

                     NADA FICA OCULTO AOS OLHOS DO SENHOR  

Seus olhos são como chamas vivas de fogo, e em sua cabeça há muitas coroas e um Nome escrito que somente Ele conhece.
 Apocalipse 19:12 



Não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz. Portanto, considerem atentamente como vocês estão ouvindo. A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que pensa que tem lhe será tirado" (Lc 8:17-18). O Senhor Jesus conclui assim a parábola do Semeador. Aos olhos de Deus a nossa vida é um livro aberto. Você pode guardar um segredo aqui e ali, mas cedo ou tarde ele virá à tona. Deus traz tudo à luz, tanto para nossa bênção, como para nossa disciplina e correção. 

Nas cartas às sete igrejas de Apocalipse, aquele cujos olhos são como "chama de fogo" (Ap 1:14) declara a cada igreja: "Conheço as suas obras... Conheço as suas aflições... Sei onde você vive... Conheço... o seu amor, a sua fé, o seu serviço, a sua perseverança..." (Ap 2-3). O mesmo princípio pode ser se aplica a cada indivíduo, tanto aos que já creem em Cristo, como àqueles que fingem interesse na Palavra de Deus. "Não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz". 

Por isso Jesus exorta cada ouvinte da Parábola do Semeador a considerar, não apenas o que está ouvindo, mas como está ouvindo. O simples ouvir já coloca você numa posição de responsabilidade diante de Deus. Mas como você ouve? Alguns ouvem por curiosidade e outros por educação, mas há quem ouça para colocar em prática. Deus irá cobrar de você o como ouviu a sua Palavra. 

Na Parábola do Semeador todos ouviram a Palavra. Apesar de ter sido comida pelas aves, a semente que caiu à beira do caminho ficou ali por algum tempo. A que caiu em solo rochoso chegou a germinar e a deixar uma aparência de vida, ainda que fosse uma plantinha morta e esturricada pelo sol. A que caiu entre os espinhos cresceu o suficiente para parecer que aquela pessoa tinha algum cristianismo em si. Em todas as situações, quem ouviu será tido por responsável diante de Deus. "A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que pensa que tem lhe será tirado" (Lc 8:18). 

Quando o rei Davi pecou, adulterando com a mulher de Urias e levando o marido traído à morte para esconder seu pecado, Deus o advertiu por intermédio do profeta Natã: "De sua própria família trarei desgraça sobre você... você fez isso às escondidas, mas eu o farei diante de todo o Israel, em plena luz do dia" (2 Sm 12:11-12). Se você ainda não confessou o seu pecado a Deus; se ainda não resolveu sua questão eterna, faça isso agora. "Não há nada oculto que não venha a ser revelado". E se você apenas finge ser cristão para agradar aos homens, à família, lembre-se de que "quem não tiver, até o que pensa que tem lhe será tirado".



PAUL IDNI 

LOUVADO SEJA DEUS 


quarta-feira, 2 de agosto de 2017


      Ainda que demore, espere! Não troque o que Deus tem para você. 






1° Reis 21 
Nabote recusa vender a sua vinha a Acabe 

Nabote foi vítima da cobiça do ímpio rei Acabe que desejou ardentemente possuir a sua propriedade. Mas, o que é “cobiça”? Quais as consequências que podem sobrevir aquele que permite ser inflamado por esse sentimento? Vejamos de que maneira Deus se pronunciou ante a estratégia de Jezabel com o consentimento de Acabe de apoderar-se do bem alheio, levando o proprietário e sua família a morte e como Deus age ante as injustiças cometidas pelos homens.

I - QUEM ERA NABOTE E COMO ERA A SUA VINHA

A Bíblia nos dá poucas informações a respeito de Nabote, apenas nos diz que ele era um israelita temente a Deus e nos mostra o seu lugar de origem que era Jezreel. Portanto, ele era um jezreelita (I Rs 21.1). O nome próprio de Nabote deriva-se do árabe e quer dizer “rebento” ou “fruto”. A Bíblia nos informa que ele era proprietário de uma vinha. O Aurélio diz que “vinha” é a quantidade mais ou menos considerável de videiras (planta que dá uvas) dispostas aproximadamente entre si. A palavra hebraica para vinha é “kerem”, ela está distribuída ao longo do Antigo Testamento pelo menos 92 vezes. A primeira ocorrência está em (Gn 9.20). Em Israel era comum as pessoas plantarem vinhas, no entanto, a vinha de Nabote tinha características que conforme o relato bíblico a tornavam diferente das demais, vejamos alguns informações detalhadas sobre isso:

1.1 Estava junto ao palácio. Segundo a narrativa bíblica a vinha de Nabote estava localizada num lugar privilegiado, perto do palácio de campo de Acabe, pois o outro palácio ficava em Samaria “E sucedeu depois destas coisas que, Nabote, o jezreelita, tinha uma vinha em Jezreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria” (I Re 21.1).

1.2 Estava pronta. Para se cultivar uma vinha era necessário bastante esforço. O profeta Isaías fez uma descrição vívida do trabalho envolvido no preparo, plantio e cultivo de uma vinha (Is 5.1-7). A “vinha” estava localizada nas rampas de uma colina (Is 5.1). A terra era limpa de pedras antes que as mais tenras vinhas fossem plantadas (Is 5.2). Uma torre de vigia provia visibilidade sobre a “vinha” (Is 5.2) e um lagar que é um local para esmagar as uvas que eram talhados de uma pedra (Is 5.2).
Quanto todos os preparativos haviam sido feitos, a “vinha” estava pronta e em alguns anos esperava-se que produzisse frutos.
Enquanto isso, a vinha exigia poda regular (Lv 25.3,4). As “vinhas” se localizavam principalmente na região montanhosa e nos montes mais baixos. A Bíblia menciona a “vinha” em Timna (Jz 14.5), Jezreel (I Rs 21.1) e até em En-Gedi (Ct 1.14).

1.3 Tinha valor. Para Nabote sua vinha tinha um valor significativo, que ultrapassava o dinheiro e até mesmo a troca por outra vinha melhor (I Rs 21.2), visto que a recebera como herança dos seus pais, como ele mesmo professa “Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o Senhor de que eu te dê a herança de meus pais”(I Re 21.3). O Aurélio diz que herança é “bem, direito ou obrigação transmitidos por via de sucessão ou por disposição testamentária”. A vinha, no entanto, não era propriedade (herança) particular de Nabote, mas de sua parentela. É possível que Nabote fosse o homem mais velho da família ou aquele que cultivava a terra, mas nem por isso, podia tomar sozinho a decisão de trocar ou vender a propriedade. Ademais, a lei de Israel estabelecia que a herança não podia ser vendida, pois era considerado um dever manter em família a terra de seus ancestrais (Lv 25.25-28; Nm 27.1-11; Nm 36.7-9). Em casos de pobreza extrema, as propriedades podiam ser arrendadas, mas deviam ser devolvidas ao proprietário no ano do Jubileu (Lv 25.10,13,28).

II - A COBIÇA E OS MALES QUE A ACOMPANHAM

A Bíblia nos mostra que os pecados de Acabe não se resumiram ao casamento pagão e a idolatria. Este rei perverso também cometia injustiças sociais. Acabe cobiçou a vinha de Nabote e intentou adquiri-la. A palavra “cobiçar” no hebraico “epithumeõ”significa, “fixar o desejo em” (formado de epi, “sobre”, usado intensivamente, ethumos, “paixão”), quer de coisas boas ou ruins, por conseguinte, “almejar, desejar ardentemente, ambicionar”, é usado em (At 20.33) com o significado de “desejar mal”, acerca de “desejar dinheiro e vestuário”.

2.1 A cobiça a luz do Antigo Testamento. A Lei de Moisés condenava esse pecado, que aparece descrito no Decálogo (Dez mandamentos) “Não cobiçarás” (Êx 20.17). O texto deixa claro que coisa alguma pertencente a outrem, deve ser desejado. Foi motivado pela cobiça, que Acabe tentou adquirir as terras de Nabote a dinheiro ou em troca de um vinhedo melhor (I Rs 21.2).
Mas, como já vimos, Nabote recusou-se negociar, sob a alegação de que aquelas terras faziam parte da herança da sua família (I Rs 21.3). Acabe, embora com relutância e tristeza, já se dispunha a aceitar a decisão de Nabote (I Rs 21.4). No entanto, Jezabel sua ímpia esposa, não concordou com isso (I Rs 21.5-7). Por isso dispôs-se junto ao seu marido, realizar uma estratégia diabólica para apropriar-se da vinha de Nabote. A cerca da influência de Jezabel sobre Acabe o escritor sagrado nos diz: “Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do SENHOR; porque Jezabel, sua mulher, o incitava” (I Rs 21.25).

2.2 A cobiça e seus males. Quase sempre, o desejo desordenado da cobiça provoca alguma ação para que o cobiçoso adquira o que quer, ou para que persiga o possuidor do objeto ou da pessoa cobiçados. O ímpio rei Acabe, é um exemplo clássico da cobiça e seus males. Para resolver a sua frustração de não ter conseguido possuir a vinha de Nabote, a rainha Jezabel escreveu uma carta com o selo do rei (para parecer que a correspondência fosse enviada por ele) aos anciãos e nobres daquela cidade onde Nabote morava. Nesta carta, Jezabel pediu que forjassem acusações contra Nabote (I Rs 21.8-10). Os anciãos transgrediram a lei (Êx 23.1-3), pois arranjaram dois indivíduos de mau caráter, possivelmente comprados pela rainha, acusaram Nabote de blasfêmia, o que seria suficiente para a execução dele (Lv 24.15,16). O terrível plano foi cumprido sem nenhum impedimento. Para que não houvesse dificuldades futuras com a herança de Nabote, ele e seus filhos foram apedrejados (II Rs 9.26). Perceba quais os males que seguiram a cobiça deste casal:

MENTIRA. Os anciãos resolveram atender aos intentos de Jezabel. Como podemos ver sempre há homens prontos a venderem seu testemunho por dinheiro a fim de que sirva aos maus propósitos daqueles que os alugam. “E os homens da sua cidade, os anciãos e os nobres que habitavam na sua cidade, fizeram como Jezabel lhes ordenara, conforme estava escrito nas cartas que lhes mandara” (I Rs 21.11).
FALSO TESTEMUNHO. O veredito de morte já estava predeterminado, por Jezabel. Mas, era necessário elaborar um falso julgamento com um simples aspecto de justiça, para que, à vista do povo, desse a impressão de ser um julgamento leal, arranjou-se duas testemunhas, conforme pedia a Lei (Dt 17.6,7); mas eram falsas. “E ponde defronte dele dois filhos de Belial, que testemunhem contra ele” (I Rs 21.10-a).
ASSASSINATO. Por fim, a trama culminou na execução de Nabote, pois o levaram para fora da cidade e o apedrejaram. A injustiça estava claramente executada, pois Nabote foi executado por um crime que jamais cometeu “Então mandaram dizer a Jezabel: Nabote foi apedrejado, e morreu” (I Rs 21.14).

2.3 A cobiça a luz do Novo Testamento. A cobiça é alistada entre os pecados destacados por Paulo (Ef 4.19). Aparece na lista dos vícios dos povos pagãos (Rm 1.29). Apesar de não ser especificamente alistada entre as obras da carne (Gl 5.19-21), a cobiça é uma das causas de várias obras carnais, como o adultério, o ódio, as dissensões, etc., devendo ser incluída entre as “tais coisas” que Paulo mencionou, e que não permitem que uma pessoa chegue ao reino de Deus “…que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus” (Gl 5.21).

III - A MENSAGEM DE JUSTIÇA DO PROFETA ELIAS

Em vez de se contrapor a Jezabel que havia utilizado de sua autoridade, transgredindo a lei e ordenando a execução do de Nabote e sua família, o rei Acabe consentiu com os injustos atos de sua perversa esposa, a fim de apossar-se do objeto da sua cobiça, a vinha de Nabote, o que fez logo em seguida “E sucedeu que, ouvindo Acabe, que Nabote já era morto, levantou-se para descer para a vinha de Nabote, o jezreelita, para tomar posse dela” (I Rs 21.16). Todavia o que o casal tramara em oculto, o Deus de Israel estava para revelar. A Bíblia diz que o Senhor enviou o profeta Elias novamente para confrontar Acabe, dessa vez na vinha de Nabote (I Rs 21.17,18). O rei já havia recebido uma palavra de sentença de morte de um profeta desconhecido “a tua vida será em lugar da sua vida” (I Rs 20.42); também do profeta Micaías “…se tu voltares em paz, o Senhor não tem falado por mim” (I Rs 22.28); e por conseguinte por meio do profeta Elias que anunciou que Acabe morreria e que aconteceria com o seu corpo o mesmo que aconteceu com o de Nabote“No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote lamberão também o teu próprio sangue” (I Rs 21.19-b) e ainda acrescentou o castigo a cerca da sua mulher e da sua descendência (I Rs 21.23,24). O que aconteceu a seu tempo como fora predito (I Rs 22.34-38; II Rs 9.34-36; II Rs 10.1-10).

IV - COMO DEUS AGE ANTE AS INJUSTIÇAS

A partir da história de Nabote, podemos concluir que Deus não fecha os olhos as injustiças cometidas pelos homens, pois Ele é justo (Rm 1.17; 10.3; Jo 17.25; Sl 116.5; 2 Tm 4.8). A justiça é a santidade de Deus em ação, relativamente aos homens. Na sua justiça, Ele zela pelo cumprimento das suas leis e normas dadas aos homens. Na sua santidade e verdade, Deus não pode revogar a sua própria Palavra, nem a sentença imposta aos transgressores, porque elas são imutáveis como Ele o é, a menos que estes se arrependam e abandonem suas práticas pecaminosas. A justiça de Deus leva o homem, que vive deliberadamente em pecado, ao juízo divino (Dt 1.17). Quanto as injustiças Ele age com: IMPARCIALIDADE (sem fazer acepção de pessoas) (Dt 10.17; II Cr 19.7; Rm 2.11; Ap 20.12); JUSTIÇA (Êx 34.7; Nm 14.18; Na 1.3) e MISERICÓRDIA para aqueles que se arrependem, livrando-os da condenação (Jr 18.7,8; Jn 3.4-10; Jl 2.12-14; At 3.19; 17.31).

CONCLUSÃO: Concluímos dizendo que esta lição nos alerta a termos cuidado com a cobiça. Esse terrível sentimento não pode encontrar guarida no coração do salvo, do contrário poderá conduzi-lo a perdição. Aqueles que enveredam por esse caminho, receberão a devida recompensa, pois Deus julgará os segredos dos homens naquele Dia (Rm 2.16; I Co 14.25).


Paul Idni 
louvado seja Deus 

                                              HÁ MORTE NA PANELA  “Depois Eliseu voltou para Gilgal. Nesse tempo a fome assolava a região. ...