terça-feira, 16 de janeiro de 2018

                                                                                                                                                        FRACASSO NA VIDA DE UM FORTE 




                         

TEXTO: juízes 13,1-13 e 24.         
TEMA: SANSÃO: AS FRAQUEZAS DE UM FORTE.
INTRODUÇÃO: Sansão foi o primeiro nazireu de Deus citado pela Bíblia, separado e consagrado desde o ventre. Ele viveu numa época conturbada de Israel, quando cada um fazia o que bem parecia aos seus olhos, quando todos tornaram a fazer o que parecia mal aos olhos do Senhor. Como nazireu de Deus, não por livre vontade, mas por desígnio de Deus, Sansão deveria cumprir com todos os requisitos do voto do nazireu, que era basicamente: abster-se dos produtos da vinha, não tocar em corpo morto, não cortar o cabelo. Além de ter que cumprir com o desígnio para o qual o Senhor o separou. Começar a livrar o povo de Israel das mãos dos filisteus que já há quarenta anos o oprimia.
É baseado nesta maravilhosa história bíblica que eu gostaria de refletir convosco acerca da maneira de viver e do serviço de Sansão e tirar para nossas vidas lições valiosíssimas através do exemplo de suas fraquezas e força incomum. Por que sendo tão forte, Sansão era, ao mesmo tempo, uma pessoa tão fraca?
I- Sansão tinha um grande poder de ataque, que era a sua força sobre-humana e a fonte de toda a sua força estava no seu cabelo. Os longos cabelos do nazireu era aquilo que denunciava a sua consagração a Deus; o cabelo era a glória da cabeça e o produto do corpo santificado para o Senhor; cortar o cabelo era considerado pelo povo como não tendo o voto. Mas apesar do seu grande poder de ataque, Sansão não tinha nenhum poder de defesa, ele não sabia guardar seu coração, ele não sabia lidar com as coisas do coração. Provérbios 4,23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
1- Sansão foi forte para matar um leão, Jz. 14,6 (Então o Espírito do SENHOR se apossou dele tão poderosamente que despedaçou o leão, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão;), mas não teve força para se defender de seus próprios impulsos, quebrando a regra do nazireado Jz 14, 23 (E tomou-o nas suas mãos, e foi andando e comendo dele; e foi a seu pai e a sua mãe, e deu-lhes do mel, e comeram; porém não lhes deu a saber que tomara o mel do corpo do leão.)
Nós temos uma aliança com Deus, ele nos deu uma missão, mas quantas vezes vencemos os leões da vida que são os problemas e batalhas travadas e de repente nos deixamos levar pelos nossos impulsos e acabamos ferindo a nossa aliança com o Senhor? Cuidado com teus impulsos carnais, os leões da vida são ferozes e contra eles estamos prontos para lutar, mas nossos impulsos são sorrateiros e, via de regra, é algo a respeito do qual não estamos disposto a nos defender. Esse foi o erro de Sansão, aprenda a controlar os teu impulsos!
2- Sansão foi forte para destruir um leão, mas não foi forte para se defender das insistências de uma mulher. Jz 14,16-17 (16 E a mulher de Sansão chorou diante dele, e disse: Tão-somente me desprezas, e não me amas; pois deste aos filhos do meu povo um enigma para decifrar, e ainda não o declaraste a mim. E ele lhe disse: Eis que nem a meu pai nem a minha mãe o declarei, e to declararia a ti? 17 E chorou diante dele os sete dias em que celebravam as bodas; sucedeu, pois, que ao sétimo dia lho declarou, porquanto o importunava; então ela declarou o enigma aos filhos do seu povo.)
Nós precisamos ter um coração longânime e temperante para resistirmos as importunações daquilo que no mundo luta para nos enganar e nos afastar da presença de Deus, que busca de todas as formas nos desviar dos desígnios do Senhor. Foi que faltou em sansão, ele não teve sabedoria e longanimidade para sair daquela situação embaraçosa, revelou o segredo do seu enigma e isso lhe custou muito caro. Guarde bem o teu coração ele é a tua defesa, não permita que nada nem ninguém o contaminem.
3- Sansão foi forte o suficiente para apanhar trezentas raposas e por fogo na seara dos filisteus, Jz 15,4 (E foi Sansão, e pegou trezentas raposas; e, tomando tochas, as virou cauda a cauda, e lhes pôs uma tocha no meio de cada duas caudas.),mas não soube se defender do seu próprio desejo de vingança. Jz 15,6-7 (Então perguntaram os filisteus: Quem fez isto? E responderam: Sansão, o genro do timnita, porque lhe tomou a sua mulher, e a deu a seu companheiro. Então subiram os filisteus, e queimaram a fogo a ela e a seu pai. Então lhes disse Sansão: É assim que fazeis? Pois, havendo-me vingado eu de vós, então cessarei.)
Sansão estava colhendo aquilo que ele mesmo plantou, revelou os segredos do seu coração, foi traído, teve seu segredo revelado aos seus inimigos, sua esposa e genro foram mortos e agora ele se vinga.
O desejo de vingança é um sentimento podre e que apodrece a vida de quem quer o leve no coração. A vingança não nos pertence. Hebreus 10,30 Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.
Somente um coração forte é capaz de não se contaminar com o desejo de vingança contra aqueles que buscam nosso mal.
4- Sansão foi forte o suficiente para vencer mil homens, Jz 15,15 (E achou uma queixada fresca de um jumento, e estendeu a sua mão, e tomou-a, e feriu com ela mil homens.), Mas não teve força para se defender dos desejos da sua carne e se prostituiu. Jz 16,1 (E Foi Sansão a Gaza, e viu ali uma mulher prostituta, e entrou a ela.)
Nós não temos apenas inimigos externo, temos também inimigos internos, que são os desejos carnais pecaminosos que nos conduzem contra a vontade de Deus. Os nossos inimigos internos são os mais difíceis porque não são coisas que vem externamente contra você, mas que nascem dentro de você, toca nos seus pontos mais fracos e buscam destruir a sua vida. Como podemos vencer esses inimigos? Precisamos ter o nosso coração pautado na Palavra de Deus para vencermos esse inimigo interno. Salmos 119,11 Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
5- Ele foi forte para romper com as cadeias que lhe prendiam, Jz 16,7-14 (…), mas não soube se defender da lábia de Dalila. Jz 16,19 (Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força.).
Estejamos atentos, não vamos dar ouvidos à lábia do diabo. Não durmamos, mas vigiemos. Vamos ter cuidado com aquilo que nos apegamos. Sansão dormiu com as caricias de Dalila e perdeu a fonte da sua força física. Nós precisamos ficar atentos para não sermos seduzidos pelos prazeres mundanos. Tiago 4,4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-
se inimigo de Deus.
6- Sansão derrotou seus inimigos e a si próprio. Jz 16,30 (E disse Sansão: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela havia; e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara em sua vida.)
O homem mais forte do mundo teve um fim trágico, não conseguiu vencer seus inimigos sem destruir sua própria vida. Aquele que foi conhecido pela sua grande força foi vencido pelas suas fraquezas.
Nossa missão é vencer os inimigos, o mundo, a carne e o diabo e não a nossa própria vida. Deus não nos chamou para fazer gol contra.
CONCLUSÃO: Vamos concluir esse sermão considerando e analisando os porquês de todo o fracasso na vida de Sansão, vejamos:
1- Ele tinha muita força física, mas nenhum domínio próprio.
Como esta teu coração? Você o domina, ele é a tua defesa se ele for trincado, ou invadido você estará perdido. Entregue-o a Deus Provérbios 23,26 Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos.
2- Sansão revelou os segredos do seu coração.
Não revele os segredos do seu coração para qualquer pessoa. Provérbios 4,23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
3- Ele sempre seguia o curso dos seus próprios sentimentos
Siga sempre a vontade de Deus, busque sempre orientação em sua Palavra. Romanos 12,2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
4- Ele não foi fiel aos votos que tinha com o Senhor.
Seja fiel a tua aliança com o Senhor, seja fiel custe o que custar! Apocalipse 2,10b Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

                                              HÁ MORTE NA PANELA  “Depois Eliseu voltou para Gilgal. Nesse tempo a fome assolava a região. ...